quarta-feira, 30 de abril de 2008

2 bilhetes por APENAS 5 euros


Num dia de festa para a académica e para a cidade, joga-se no ECC o último jogo em casa da época e logo um dérbi regional entre a Académica e a Naval, as duas senhoras do futebol português. O preço dos ingressos é de 5 eur por cada 2 bilhetes e todos os interessados podem dirigir-se à sede da Mancha para os adquirir. Vamos fazer deste jogo também uma festa dentro da festa. Força Briosa!!


Académica vs Naval , Domingo ás 16h

Todos ao estádio apoiar a Mágica Briosa!!

Jogo é no Domingo às 16h: Direcção divulga comunicado

A Académica divulgou o seguinte comunicado no seu Site Oficial, acerca do jogo com os rivais da Naval:

"Como é do conhecimento público, o cortejo da Queima das Fitas 2008 realiza-se no próximo domingo, dia 4 de Maio.

Ontem, segunda-feira, dia 28 de Abril, a Académica enviou um fax à Naval 1.º de Maio solicitando a antecipação do encontro relativo à 29.ª jornada, marcado para as 16:00 do próximo domingo, para sábado, dia 3 de Maio, pelas 17:30.

Sem qualquer razão ou fundamento, a Naval 1.º de Maio recusou o nosso pedido de antecipação, apesar de saber que o cortejo da Queima das Fitas é uma data muito especial para a cidade e para a Universidade.

Hoje mesmo, dia 29 de Abril, enviámos um novo fax e após várias diligências telefónicas solicitámos à Naval 1.º de Maio que o encontro se disputasse segunda-feira, dia 5 de Maio, pelas 19:30.

De forma que consideramos deselegante e pouco cordial, tendo em conta o relacionamento existente entre as Instituições, a Naval 1.º de Maio nem resposta deu ao nosso fax, inviabilizando, assim, a alteração da data do jogo.

A única resposta, via telefone, de um funcionário foi a de que o Sr. Presidente da Naval 1.º de Maio não dava autorização a qualquer alteração.

Fica o registo dessa atitude, que assim tornamos pública.

Coimbra, 29 de Abril de 2008


A Associação Académica de Coimbra
Organismo Autónomo de Futebol


A Direcção"

terça-feira, 29 de abril de 2008

Sábado ou Domingo??O "JN" diz que é no sábado..."O Jogo" diz que é no Domingo!!





Penúltima ronda joga-se quase toda no domingo

A penúltima jornada do campeonato será jogada quase toda no próximo domingo, com as partidas a iniciarem-se às 19.15 horas. As excepções são o F. C. Porto-Nacional e o Académica-Naval 1.º de Maio, encontros agendados para sábado.

De acordo com os regulamentos da Liga, os jogos das duas últimas jornadas devem ser realizados todos à mesma hora, nomeadamente no que diz respeito às equipas que lutam pelos mesmos objectivos. Assim, o prato forte da ronda 29 do campeonato fica guardado para domingo, com as partidas entre os emblemas que lutam pelas competições europeias e os clubes que ainda procuram garantir a permanência no principal escalão do futebol português.

Para sábado ficam guardadas apenas duas partidas o já campeão F. C. Porto recebe o tranquilo Nacional da Madeira, enquanto Académica e Naval 1.º de Maio jogam em Coimbra, uma semana depois de as duas equipas terem garantido a permanência na Liga. Para domingo, em princípio às 19.15 horas, ficam os restantes seis encontros: Setúbal-Leixões, Estrela da Amadora-Benfica, Belenenses-Guimarães, Boavista-Braga, Paços de Ferreira-Sporting e Marítimo-União de Leiria.


In,http://jn.sapo.pt

Domingos: "Quero continuar!"


Domingos Paciência chegou à Académica em Setembro e sete meses depois garante a manutenção para a Briosa, ao vencer na Choupana (0-3). Agora é tempo de preparar a próxima época, mas o técnico ainda não sabe se fica, embora assuma que existe intenção de continuar, por parte de ambas as partes:

«Há da minha parte e da administração a intenção de continuar. Vamos falar, vamos tentar chegar a um acordo, de forma a que a minha continuidade seja possível. Mas neste momento ainda não há nada, não há acordo nenhum. Gostava que a Académica lutasse nesta altura por outros objectivos. Parte do projecto e da ambição das pessoas. A Académica é um clube diferente e especial onde dá gosto a qualquer treinador trabalhar. Estou aqui com muito orgulho nos jogadores e da administração que faz um esforço muito grande para cumprir com tudo a tempo e horas. A Académica é um clube cumpridor».

In, Academica em Dia 85

domingo, 27 de abril de 2008

Nacional-Académica 0-3 - Manutenção assegurada





Para o ano, estaremos cá outra vez!




A Académica venceu o Nacional por 3-0 , no jogo que garantiu aos "estudantes" a permanência matemática no principal campeonato português. A Académica voltou a fazer história ao ganhar na Choupana pela 1ª vez.

A vantagem da Briosa começou a construir-se logo aos sete minutos, num auto-golo de Patacas. O segundo golo foi apontado por Cris, à passagem da meia hora, depois foi Edgar que entrou para selar o resultado.


Parabéns Briosa!!

sábado, 26 de abril de 2008

Isto sim, é uma grande curva!


Palavras para quê?
Deixo aqui este vídeo, que podia ser visto como um exemplo a seguir. Simplesmente fantástico...

Itália
, pois claro.




sexta-feira, 25 de abril de 2008

Lousã Brothers criam galeria multimedia


Seguindo a sugestão de um leitor, e reconhecendo que é uma lacuna a nível de multimedia sobre a Mancha Negra, decidí-mos que vamos disponibilizar neste blog todo o conteúdo conseguido a nível de vídeos sobre a Mancha Negra. Por isso, e embora tendo nós os nossos próprios meios de realização, pede-se que para quem tiver material disponível (vídeos, fotos, etc.), que envie para o email disponibilizado no blog. Estará a partir de hoje diponível uma galeria, na barra lateral, onde podem ser consultados os conteúdos nela disponibilizados.

Desta forma, podemos fazer a Mancha Negra ainda maior e mais respeitada, e mostrar ao mundo o quanto somos grandes.

De referir ainda que, para saber notícias da Mágica Briosa, podem consultar o Blog Academica em Dia 85, do qual sou editor.

Viva a Briosa!

Estudantes nunca venceram na Choupana



Depois da proeza na Luz, os estudantes querem agora, frente ao Nacional, quebrar outro enguiço: vencer na Choupana, algo que nunca conseguiram nos 7 confrontos já realizados. Uma vitória frente ao Nacional, no domingo, no Estádio da Madeira poderá significar a permanência da Académica no escalão maior pelo sétimo ano consecutivo. Por isso, a conquista dos três pontos é a grande aposta do conjunto estudantil.

Para a viagem à Madeira, Paulo Sérgio e Pedro Costa já entram nas contas de Domingos, mas ambos vêm de problemas físicos e, no caso do trinco, Nuno Piloto tem desempenhado de forma exemplar aquele papel.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Jogo com a Naval é no dia do cortejo da Queima



O jogo frente à Naval, a contar para à penúltima jornada do campeonato, está agendado pela Liga de Clubes para Domingo, 4 de Maio. Até aqui, tudo bem. Mas o que acontece é que nesse mesmo Domingo, dá-se o tradicional Cortejo da Queima das Fitas, ponto alto da festa dos estudantes, que este ano se mudou para o Domingo.

A Direcção da Académica, está a tentar antecipar o encontro, um derby do centro, mas a tarefa prevê-se quase impossível, uma vez que o encontro irá, muito provávelmente, entrar para as contas da manutenção.

Os regulamentos, como é sabido, são muito rigorosos em matéria de alteração de datas e horas nas duas últimas rondas do campeonato, não permitindo a realização desencontrada de jogos que possam ter implicação directa nas contas da manutenção, como é o caso.

Para que o jogo possa ser antecipado, é necessário que:

  • O Leixões ser derrotado em Leiria (nesse caso bastará à Briosa empatar com o Nacional para garantirem a permanência)

  • um triunfo dos rivais da Figueira (em casa, com o Boavista) para também eles assegurarem a manutenção.
Se estas condições não se verificarem, resta à Briosa jogar no dia já agendado, num estádio que se prevê quase vazio...

terça-feira, 22 de abril de 2008

"Desde pequeno que eu vou a bola...visto esta camisola"


Como todos sabem o meu amor pela Académica é muito e posso dizer que tudo começou no início da época quando na companhia do Rafa,Fábio e do Paulo fui ver um jogo da grande Briosa frente ao Leixões em casa no qual empatamos a uma bola. Nesse dia fiquei apaixonado pela Mancha Negra, pelas pessoas que fazem parte dela e pelo ambiente que se gerou ao longo do jogo.Na 1ª parte não houve apoio como forma de protesto contra os jogos realizados às segundas-feiras em horários "inapropriados".Na 2º parte houve um apoio tremendo no qual fiquei espantado com este grande grupo ultra que se afigura como um dos melhores nacionais.
A partir desse dia fiz-me sócio da Académica e da Mancha e até aos dias de hoje é raro o jogo que falho. O ambiente na Curva é fantástico e as deslocações são o auge na vida de um ultra. Durante a semana parece que os dias não passam para o dia do jogo. A ansiedade é grande e no dia do jogo o orgulho é tremendo em estar ali no meio daqueles amigos todos que apoiam até a exaustão o nosso amor. Apesar dos resultados não serem muito sorridentes a esperança e a fé nunca foram afectadas e cada vez mais tenho orgulho em ser da Académica. Tenho orgulho em ter estado na Luz num jogo que seguramente vai ficar na memória de todos nós durante muito tempo. O jogo foi enorme, mas mesmo antes de tudo começar vi uma das cenas mais tristes da minha vida, na qual um amigo meu (Rafa)ao defender um ultra foi brutalmente agredido por um agente dos ACAB.Os agentes de segurança pública continuam a usar e abusar da força policial contra indivíduos que nada tem para se defender. Independentemente de tudo isto sou contra a violência dentro e fora das quatro linhas.
Para quem não acredita no amor à 1ª vista, aqui esta um exemplo que prova o contrário. Ser da Académica não é ser melhor nem pior, é ser especial. Amo-te Briosa!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O início


Lousã, 2006.

2006
, o ano da descoberta. Descoberta de um grande grupo de amigos, antes de mais. Descoberta de um novo espírito e forma de estar na vida. Descoberta de uma convivência sã e de profunda amizade. Descoberta de um amor eterno.
Foi neste ano que tudo começou. Desde cedo que gostamos da Académica. Desde a abertura do Estádio Cidade de Coimbra, poucos ou nenhuns são os jogos a que não assisto da Mágica Briosa.

Já ia para a Mancha, embora não assiduamente, principalmente nos jogos mais importantes. Certo dia, eu e o Fábio pusemos a hipótese de ir ver a Académica ao Dragão. E assim foi. Fomos ver um jogo amigável que a Briosa realizou com o Mirandense, na terra local, e um grande Ultra, que infelizmente já não se encontra entre nós, deu-nos as informações necessárias para nos inscrever-mos. Assim foi. O vício pegou, e nunca mais parou. Até hoje, e para sempre.
Da Lousã para Coimbra, em todos os jogos, vamos de combóio. Quantas vezes o pessoal já nos perguntou: "a que horas vão?". E nós respondemos: "à 00.24h!". Já se tornou um hábito. Temos na Mancha Negra grandes amigos, sempre prontos a ajudar quando é preciso.

Fomos, inicialmente, dois sócios, e este ano evoluímos para quatro, embora já chegássemos a levar 10 pessoas de cá para apoiar a Briosa.

Temos grande amor à Briosa, que é o nosso primeiro, e único clube, o clube que está no nosso coração. Sobre a Mancha Negra, só digo uma coisa: Fantástico.

"Onde houver cerveja..."