sábado, 31 de maio de 2008

Eleição do melhor jogador da época: Pedro Roma é o vencedor



Numa iniciatica inédita levada a cabo pelos blogues Academica em Dia 85 e Mancha Negra Lousã, foi eleito o melhor jogador da época, na opinião dos votantes que entraram no sufrágio.

O grande vencedor desta eleição, foi a nossa bandeira, o nosso capitão, Pedro Roma, seguido pela revelação, Nuno Piloto, e também o Cabo Verdiano Lito, ambos com 13 votos, apenas menos um que o veterano guarda redes. Na terceira posição, surge o brasileiro Kaká, que foi recentemente transferido para o Hertha de Berlim. Os alemães nao passaram despercebidas às boas exibições do central.

Aqui ficam os resultados completos:









Como reconhecimento desta votação, aos vencedores, iram ser entregues pequenos prémios simbólicos, no início da próxima época, acontecimento que será relatado neste mesmo espaço.

Aos vencedores, os maiores parabéns!!!



segunda-feira, 26 de maio de 2008

Eleição do melhor jogador da época termina já amanhã


ATENÇÃO: a eleição do melhor jogador da Briosa da temporada, termina já amanhã à noite!!

Esta foi uma iniciativa lançada pelo blog Academica em Dia 85 e pelo Mancha Negra Lousã. pretende- se com isto, eleger o nosso melhor jogador na época que agora finda, sem contudo, retirar qualquer credibilidade aos restantes jogadores, como é óbvio.

Por isso, se ainda nao votou, ou quer reforçar a sua intenção, pode fazê-lo na caixa de mensagens deste post, e poderá fazê-lo anonimamente.

A lista dos prémios a entregar aos três primeiros classificados, será uma garrafa de Licor Beirão normal, para o vencedor, e para os restantes dois uma garrafa da mesma miniatura, da mesma bebida, não fosse ela da Lousã...

É fácil votar.

sábado, 24 de maio de 2008

Mancha Negra no Multidesportos - Basket

Devido a falta de disponibilidade, só agora me foi possível publicar as fotos da Mancha Negra nos jogos de Basket contra os espanhóis, em Coimbra. De referir a excelente assistência que se registou naquele pavilhão, onde estavam cerca de 2 mil pessoas a apoiar os rapazes do Basket, que infelizmente acabaram por ser eliminados da final ao quinto jogo, desta feita, em Guimarães.

"UMA COISA EU SEI, É AQUI QUE ESTÁ O REI!!!"










Sempre Presentes.

Fotos: Rafa

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Eleição do melhor jogador da época




Em conjunto com o blog Académica em Dia 85, irá proceder-se se aqui e no referido blog, à escolha do melhor jogador da Académica da presente temporada. Deverá indicar-se o nome do jogador escolhido, e facultativamente, um comentário que justifique a sua escolha. O jogador mais votado, irá receber um prémio simbólico, assim como os outros dois jogadores imediatamente a seguir, que receberão uma pequena distinção. Deverá expressar a sua intenção na caixa de comentários deste post, que está aberta a todos aqueles que desejarem. De referir , ainda, que a sondagem estará aberta até Quarta-Feira dia 28 do presente mês.

Aqui fica a lista completa de todos jogadores que alinharam pela nossa Briosa na presente temporada:

  • Pedro Roma
  • Rui Nereu
  • Ricardo
  • Pablo Castro
  • Káká
  • Litos
  • Markus Berger
  • Vitor Vinha
  • Pedro Costa
  • Pedrinho
  • Pavlovic
  • Sarmento
  • Paulo Sérgio
  • Orlando
  • Nuno Piloto
  • Cris
  • Miguel Pedro
  • Peralta
  • Licá
  • Ivanildo
  • Fofana
  • Ousmmane N'doye
  • Tiero
  • Luis Aguiar
  • Helder Barbosa
  • Lito
  • Gyano
  • Vouho
  • Joeano
  • Edgar


A escolha dos editores:


Rafa:
Nuno Piloto. Começou a época como dispensável por Manuel Machado. Com a entrada de Domingos Paciência no comando técnico da Briosa, o polivalente português revelou-se como um autêntico “tapa buracos”, jogando onde era preciso, devido a indisponibilidade dos colegas. Desempenhou exemplarmente os papeis de defesa esquerdo e direito, número 10, médio interior, e onde mais se destacou foi a jogar a trinco, à frente da defesa, depois da lesão do sérvio Pavlovic. Se para a próxima época continuar assim, é bom que Scolari ponha o olho em cima dele…

Outros jogadores também mereciam referência, como o inevitável Pedro Roma, Kaká, Pedrinho, Lito e Hélder Barbosa, mas só se pode votar num, e eu escolhi o Piloto.



Tiago Adelino: Pedro Roma. O Capitão esteve sempre em destaque como já nos tem habituado ao longo destas ultimas épocas. Fala-se com insistência na procura de um novo guarda-redes, mas a baliza é um dos pontos fortes da equipa. Pedro Roma está à altura dos grandes guarda-redes portugueses e a sua não convocatória à selecção nacional é injusta e mostra que os clubes grandes ainda tem muito poder no futebol. Como alguém já disse, "nunca foste campeão nem foste a selecção, mas ficarás no nosso coração pelo amor a esta instituição".


A sondagem está aberta...


segunda-feira, 12 de maio de 2008

“SOMOS UMA EQUIPE”
Todos ao multidesportos mostrar quem manda aos espanhois!!


A equipa de basquetebol da Académica está a fazer uma época brilhante e disputa agora o acesso à final da Proliga com o Guimarães. A presença nas meias-finais da competição já garante a presença da Briosa no principal campeonato na próxima época e por isso estão todos de parabéns mas podemos ir mais longe. Após os dois primeiros jogos, disputados em Guimarães, a eliminatória encontra-se empatada e os próximos dois jogos em Coimbra serão decisivos. Assim, este fim-de-semana temos uma missão: vencer o Guimarães e levar a Briosa à final! O primeiro jogo será no sábado às 21h00 e o segundo no domingo às 19h00. Vamos encher o pavilhão, vamos apoiar a Académica!


Mancha Negra em Braga








Fonte: http://www.claques-portugal.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pedro Roma #24



Pedro Roma é um ídolo para qualquer adepto da Académica.A sua história esteve quase sempre ligada ao futebol da Académica de Coimbra.Passou por clubes como a Naval 1º de Maio,o Sport Lisboa e Benfica,o Gil Vicente,o Futebol Clube Famalicão,o Sp.Braga ,mas foi em Coimbra que deu nas vistas e as suas grandes exibições não passaram despercebidas,nem ao próprio Scolari.Em 2004,chegou a constar como um dos possíveis guarda-redes a integrar a lista de convocados para o Euro 2004.Sabe-se que Pedro Roma planeia terminar a carreira no final da próxima temporada.Ao Pedro Roma um muito obrigado por todo o seu amor que mostra a cada jogo com a camisola da Briosa!

Roma é Deus <3

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Viagem a Braga



A Mancha Negra vai organizar a viagem a Braga no próximo sábado com saída marcada paras as 14H00 com a viagem + bilhete a custarem 10 euros.
Inscrições na sede da Mancha até quinta às 24H00.
para mais info 967610925

Vem apoiar a tua equipa no ultimo jogo da época!!


Força Briosa vence por nós!!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Amigos de Matosinhos apedrejados pelos espanhóis


Centenas de adeptos do Leixões não ganharam para o susto na viagem de regresso do estádio do Bonfim. Dizem ter sido apedrejados por apoiantes do Vitória de Guimarães na área de serviço de Pombal. Vários autocarros chegaram a Matosinhos com vidros partidos e chapa amolgada.
Os autocarros com adeptos do Leixões regressavam de Setúbal. Entraram na área de serviço de Pombal, mas nem chegaram a parar. Já lá estavam apoiantes do Vitória de Guimarães, de regresso a casa após uma viagem ao Restelo. Os danos materiais são visíveis. A acusação leixonense responsabiliza os adeptos do Guimarães
De acordo com os adeptos do Leixões, a polícia estava no outro lado da auto-estrada, no sentido norte-sul, para acompanhar a descida do Sporting de Paços de Ferreira para Lisboa
Chegaram a Matosinhos 23 autocarros. A história repetiu-se várias vezes, sempre com o dedo apontado aos adeptos do Vitória de Guimarães
No resto do trajecto, de Pombal até ao Porto, existem queixas de perseguição efectuadas em veículos particulares.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Academica 1-1 Naval



Num encontro marcado pela animosidade durante a semana, troca de acusações várias e muito folclore à mistura, nada disso acabou por transparecer nas quatro linhas e o que se viu foi uma partida típica de final de época, com pouca vontade de ambas as partes em arrebatar os três pontos. Costuma-se dizer que a necessidade aguça o engenho; neste caso, dada a pouca necessidade para ambos os lados, o engenho, decididamente, foi o que mais faltou.



Os dados que ficam desta partida vão para o facto de a tradição se manter, isto é, a Académica continua incapaz de bater em casa os seus rivais da Figueira, que, ainda por cima, tiveram o desplante de impedir Pedro Roma de chegar a um número redondo (400) em termos de minutos sem sofrer golos.

Ainda assim, a Briosa continua a alimentar a sua melhor fase da época, já não perdem há cinco jornadas, mas em Coimbra continua sem vencer há mais de dois meses, logrando neste domingo o quinto empate consecutivo. Já para os navalistas, o empate não deixa de ser um resultado positivo, até porque lhes permite recuperar o 11º lugar na classificação (à condição) e superar, como é objectivo do clube, a melhor classificação da equipa na Liga, um 12º lugar, na última época.

A toada preguiçosa, sobretudo da Académica, depressa de esfumou com o golo forasteiro. Sem que o justificasse propriamente, a Naval colocou-se na frente do marcador: Diego Ângelo aproveitou uma falha de marcação num canto e fuzilou Pedro Roma, num lance clássico dos figueirenses para o qual os estudantes já deveriam estar avisados. O fantasma dos velhos erros que parecia enterrado há algumas semanas voltava, assim, a pairar sobre o estádio Cidade de Coimbra.

A partir daqui, os donos da casa procuraram reagir mas apenas Lito mostrava um nível perto do habitual. Era pouco para incomodar verdadeiramente Taborda e nem a entrada de Edgar alterou grande coisa.

Domingos resolveu mexer também tacticamente e meteu a equipa a jogar em 4x3x3 na segunda parte, para tentar ganhar velocidade pelas alas. A equipa melhorou um pouco e prova disso foi o golo de Lito, que restabeleceu a igualdade.

O problema foi o que se seguiu. Á medida que o sol ia surgindo entre as nuvens, a vontade dos jogadores pareceu esvair-se e a única excepção foi para mais um lance de bola parada da Naval, quando Mário Sérgio acertou na trave da baliza de Pedro Roma.


in, Academica em Dia 85

Fotos: Rafa


sexta-feira, 2 de maio de 2008

quinta-feira, 1 de maio de 2008

"Sabes que nunca estarás só"
















É um amor recente, é verdade mas nem por isso deixa de ter a intensidade de outros tantos academistas que têm vindo a acompanhar a briosa onde quer que ela vá. Foi ao convite do meu amigo Rafa que decidi um dia ir pela primeira vez ao Estádio Cidade Coimbra (chamem-lhe o que quiserem mas penso que para muitos nunca deixará de ter este nome), não fiquei a primeira vista muito entusiasmado com este mundo novo no entanto, muito devido a insistência dos meus amigos ultras continuei a ir visitar a briosa praticamente todos os fins-de-semana quer ele jogasse em casa ou fora. A partir daí vivi momentos inesquecíveis que nunca me poderiam ter sido dados por outro clube que não a Académica, momentos como o presente na foto em que apesar da tristeza do golo sofrido a mancha continuou apoia incansavelmente fez-me gostar deste clube. Não se deixem enganar pelo meu apelido pois nem sou de Guimarães nem nunca tencionei apoiar-lhes.

Estou mais do que orgulhoso por pertencer a este núcleo e espero que seja cada vez mais formado por mais elementos. Sempre que tenha uma palavra a dizer ela será dita quer seja por mim ou pelos meus colegas.

Desculpem a demora para fazer o texto de apresentação mas estou a viver uma época complicada na minha vida escolar. Se depender de mim...Briosa, tu nunca estarás só!

Bwin Liga: Os líderes de espectadores.



A Académica aparece em 6º lugar no numero de espectadores que leva ao estádio , quando todas as equipas têm 14 jogos disputados em casa. Se já assim somos o 6º clube a levar mais gente ao estádio acredito perfeitamente que se estivéssemos a lutar por outros objectivos muito mais gente iria ao Cidade de Coimbra.

Assistências da época 2007/08 por clubes:


1º F.C. Porto 537.262
2º Benfica 526.424
3º Sporting 426.111
4º V.Guimarães 279.081
5º Sp.Braga 219.845
6º ACADÉMICA 97.622
7º V.Setúbal 93.869
8º Marítimo 79.851
9º Boavista 77.451
10º Leixões 68.615
11º Belenenses 34.716
12º Leiria 32.669
13º Naval 30.503
14º P.Ferreira 27.148
15º Nacional 22.503
16º E.Amadora 18.004